segunda-feira, 4 de maio de 2009

e-d-u-c-a-ç-ã-o

Essa semana visitei algumas escolas do município do Rio de Janeiro
e me deparei com uma serie de problemas que professores, alunos, diretores e funcionários são obrigados a lidar todos os dias.
Quando entrei na primeira escola me senti entrando em uma prisão -mesmo nunca tendo entrado em uma- tudo trancado com cadeados, grades, objetos de plástico... Seria realmente interessante se estivessem preocupados com a segurança dos alunos, porém tudo aquilo era para segurança contra os alunos "tem filho de bandido aqui" disse a diretora, "eles peitam a gente, xingam, brigam, destratam".
Eu acredito na evolução com a educação -para mim é a base de tudo- e quando vejo uma situação dessas fico me perguntando, de quem é a culpa? O aluno fala que é da professora, a professora fala que é que da familia do aluno que não educa e a deixa desmotivada para dar aula isso somado com o governo que não paga seu salário, a diretoria fala que a culpa é do governo que não ajudo com dinheiro... Mas, é preciso só dinheiro para educar? E a familia dessas crianças e adolescentes que estudam nessas escolas, não percebem como o filho é?
Escuto muitas discussões sobre esses assuntos, e a minha opinião é muito clichê admito, acredito que o meio influencia muito para essas crianças agirem sem limites, acredito que uma familia que se preocupa com a educação ,falo da educação do individuo enquanto cidadão, dos princípios que recebemos para o nosso crescimento pessoal. Por que eu não posso esperar que o vizinho de uma boa educação ao seu filho? afinal ele vai conviver com o meu filho. E o professor? A sua postura está certa até que ponto? Cruzar os braços e não dar a matéria é a melhor maneira de se livrar da situação? Culpar o governo adianta? quem está com as crianças todos os dias? o dinheiro da merenda é algo importante, afinal alguns passam o dia com a refeição que é dada na escola, mas isto é motivo para não aplicar a matéria e exigir disciplina?
A relação professor-aluno nesses casos não passa de uma pessoa que cospe giz e da outra pessoa que ignora o giz que é mal e porca-mente cuspido.
Não dou as soluções para todos os problemas o caso é que um problema desencadeia o outro, é a mãe que está preocupada com a comida e o pai que está fora, ou a criança é criada por terceiros e não recebe instruções, é o professor que recebe essa criança somada com a falta de salário e não se dedica a arte de ensinar, é o diretor que culpa o governo por não dá uma base financeira e acaba deixando a escola de lado e é o governo que tem seus deputados e vereadores que não tem a mínima noção de educação e acaba pensando em si e deixando a situação se complicar mais.
Não existe um culpado, a culpa é geral. A educação é algo que por direito deveríamos receber e saber utiliza-la de forma correta nas mais diversas situações, porém sem ela não vamos saber nos virar.


p.s.: desculpe se me exaltei, se o texto foi corrido, mas é que o tempo é pouco e as palavras são muitas!

[clara anastacia]

Nenhum comentário: